segunda-feira, 2 de julho de 2007

A Dinâmica das Transformações Urbanas da Megalópole Paulistana


O adensamento urbano e as transformações na paisagem

A partir de 1940, quando aumenta a influência econômica de São Paulo sobre todo o território brasileiro, inicia-se uma intensa corrente migratória em direção a capital paulista, para onde migrantes de todo o país seguiam em busca de emprego e melhores condições de vida. Chegando a São Paulo com pouca ou nenhuma condição financeira, grande parte desses migrantes, passaram a procurar essa região para construir suas moradias em regime de “autoconstrução”, erguidas em terrenos de baixo valor devido a distância do centro da cidade e da completa falta de infra-estrutura do bairro.

Desta forma, a ferrovia Central do Brasil, que era o principal eixo de ligação entre o centro da cidade e esta região, passa a ser cada vez mais utilizada pela população em constante crescimento. Por outro lado, como a expansão ferroviária não acompanhou tal crescimento, a região de Guaianases passou a apresentar graves problemas de acessibilidade, como se observa até os dias de hoje quando constantemente os trajetos ferroviários dessa linha são percorridos por vagões congestionados e superlotados.

Assim, para que Guaianases pudesse expandir para além das áreas de abrangência das linhas ferroviárias que contribuíram para o crescimento urbano, foram necessárias várias intervenções viárias que, juntamente com o surgimento de novos meios de transportes, vão opor-se a qualquer obstáculo físico do relevo dessa região. Entre as inovações dos meios de circulação que surgiram neste período, é importante destacarmos a utilização do ônibus à gasolina para o transporte coletivo, que integrado às antigas linhas de trens, ajudou a intensificar o crescimento e adensamento do bairro. Por pressão da Sociedade dos Amigos de Guaianases, foi criada a linha Expresso Santa Rita Ltda que ligava Guaianases à Santo André, onde se concentrava a maior parte das indústrias.

Apesar das transformações urbanas deste período, o bairro era formado por um pequeno número de residências e um comércio modesto restringido quase à rua da estação, mantendo ainda como principais atividades econômicas a extração de granito e produção das olarias e pequenas chácaras de legumes e frutas.

Entre os anos 1940 e 1960, Guaianases foi um dos bairros de São Paulo com o maior crescimento demográfico, quando saltou de 2.942 habitantes em 1940 para 24.689 habitantes no final da década de 60, representando um crescimento populacional de 739% em 20 anos. Em 24 de dezembro de 1948, o bairro deixou de se chamar Lajeado e recebeu o nome oficial de Guaianases, em homenagem aos antigos habitantes do local (índios Guaianás).

Até a década de 50, quando os lampiões de querosene foram substituídos com a chegada da energia elétrica na região, Guaianases nunca teve mais que poucas centenas de moradores, embora já exista organização desses moradores em associações, quando surge a Sociedade dos Amigos de Guaianases em 1952. Entretanto, após o ano de 1960, quando se intensifica a migração, o bairro passou a apresentar diversos problemas de infra-estrutura que reproduziram as condições socioeconômicas de sua formação.



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