segunda-feira, 2 de julho de 2007

A Expansão de Guaianases e o Surgimento dos Conjuntos Habitacionais



História de Guaianases: anos oitenta e anos noventa
Em fins da década de setenta e início da década de oitenta, Guaianases é um bairro que já tem o tamanho de uma cidade. Entretanto, como visto além de Guaianases padecer de inúmeros problemas de infra-estrutura, ainda possui um comércio insipiente e um grande déficit de moradia que não atende as novas necessidades geradas por esse impressionante crescimento populacional.
A partir dessa paisagem de grande exclusão social que vai gerar em Guaianases um grande número de ocupações de áreas livres residuais da malha urbana pelos migrantes que chegavam sem nenhuma condição financeira, erguendo suas casas em áreas sujeitas a enchentes, insalubres e de alto risco para o estabelecimento de moradias.
Outra especificidade da região de Guaianases, além da já mencionada precariedade urbana, é a grande quantidade de comércio informal presente nas principais ruas do bairro. Instalados nas estreitas e irregulares ruas da região, disputando espaço com veículos e pedestres, os “vendedores ambulantes” garantem não somente o sustento de suas famílias, mas principalmente cooperam para a diminuição do custo de reprodução da força de trabalho dos moradores, através da venda de produtos de consumo abaixo do preço de mercado acessíveis aos baixíssimos salários.
Atualmente, Guaianases apresenta uma população de aproximadamente 256.000 habitantes, dividido em dois distritos – Lajeado e Guaianases - e pertencentes à Subprefeitura de Guaianases. A área total de seu território é de 17,80 Km² (8,60 km² pertencem ao distrito de Guaianases e 9,60 Km² ao distrito de Lajeado), o que resulta numa densidade demográfica de 14.399,9 habitantes por km², com taxa de crescimento de 3,13 %

Nenhum comentário: