segunda-feira, 2 de julho de 2007

O Boom de Guaianases..........


Guaianases: O bairro que tem o tamanho de uma cidade.

Já na segunda metade dos anos de 1950, assiste-se no Brasil e, particularmente em São Paulo, a consolidação do parque industrial brasileiro. Essa intensa industrialização, que se aprofunda com o Golpe Militar de 1964, exigirá cada vez mais um número maior de trabalhadores que, advindos de outras regiões do país, tem de encontrar agora algum lugar para morar na grande capital.

Entretanto, ao chegar à cidade esses trabalhadores, impedidos de morar na região central devido à crescente especulação imobiliária e aos baixos salários que não incorporam a possibilidade de compra da casa própria (salário mínimo), são obrigados a se deslocar para bairros distantes do centro onde os terrenos ainda são acessíveis a sua possibilidade econômica. Assim, geralmente sós, com filhos ou a mulher, os trabalhadores mesmos levantam para si, nos finais de semana, feriados, ou férias, seu abrigo.

O bairro de Guaianases não estará isento desse processo, tanto é assim que já em 1963 observa-se uma intensa migração populacional para o distrito.

Nos anos 60, já sob a ditadura militar, houve a substituição da estabilidade no emprego pelo FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Este Fundo passou, portanto, a financiar a construção dos Conjuntos Habitacionais, as COHAB’s, que tinham por fim diminuir o grande déficit de moradia da região, que havia se tornado insustentável.

Com isso, a partir da década de 70 acontece outra importante explosão demográfica impulsionada principalmente pela construção desses enormes conjuntos habitacionais populares – COHABS. Em 1975, ocorre a entrega dos primeiros apartamentos da COHAB Prestes Maia e em 1982, são entregues os apartamentos na COHAB Cidade Tiradentes, que ainda fazia parte do bairro Guaianases. Conjuntos habitacionais que foram construídos com fundo público dos próprios trabalhadores somavam um total de mais de 40.000 unidades habitacionais.

Nenhum comentário: